domingo, 16 de junho de 2013

Tráfico de Pessoas

Integrantes: Alisson, Ana Paula, Henrique, Maria Vitória.

Perguntas e respostas:
O que é tráfico de pessoas?
É um tipo de tráfico com o objetivo de transferir pessoas de um ligar a outro.
No Brasil, quais as principais medidas de combate ao tráfico?
São muitas as medidas que vem sendo tomadas, elas se dividem em repressivas e protagonistas. Na repressiva são tomadas medidas contrárias aos interesses das pessoas traficadas, dificultando a migração legal e diminuindo os direitos e as oportunidades de trabalho. Já as medidas protagonizadoras partem do raciocínio básico de que, no dia em que houver possibilidades suficientes para migrar de maneira legal e segura, e os migrantes tiverem os seus direitos garantidos, ninguém mais cairá nas redes do tráfico de pessoas.
Quem são as principais vítimas?
Mulheres jovens e crianças.
Como é feito esse tráfico?
Ameaça ou uso da força, coerção, abdução, fraude, engano, abuso de poder ou de vulnerabilidade, ou pagamentos ou benefícios em troca do controle da vida da vítima.
Existe diferença entre tráfico e contrabando de pessoas?
O contrabando mesmo em condições perigosas e degradantes, envolve o conhecimento e o consentimento da pessoa contrabandeada sobre o ato criminoso. No tráfico de pessoas, o consentimento da vítima de tráfico é irrelevante para que a ação seja caracterizada como tráfico ou exploração de seres humanos, uma vez que ele é, geralmente, obtido sob malogro.
Algumas fontes: http://www.unodc.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário