terça-feira, 11 de junho de 2013

Comportamento e o sentido dos animais

Integrantes: Hellen Cristina, Isadora Ribeiro, Mariana Castro, Thaciane Portela

Perguntas e respostas: Como é o comportamento dos animais? O comportamento deles é de forma variada, depende do animal, do modo em que tratamos ele, de onde ele vive, e principalmente depende da sua espécie.
Os cães foram os primeiros animais domesticados, o que pode ter acontecido há até 14 mil anos. Os gatos foram domesticados há apenas 9 mil anos. 
Como é o sentido dos animais?  Exemplo: O faro dos cachorros é algo que predomina em sua raça, eles conseguem detectar câncer apenas farejando o hálito de uma pessoa. Além de que eles não se preocupam muito com o que veem, pois sua visão tem apenas 3 receptores de cor, se preocupam mais com o faro. Outro exemplo: O gato tem a audição muito boa, eles conseguem ouvir ruídos de cupins e barulhos de lâmpadas fluorescentes.
Os papagaios veem o mundo com visão ultravioleta. Na prática, enxergam cores invisíveis. "Quando eles olham para os pelos de outro papagaio, conseguem saber se é macho ou fêmea”.
Cachorros e gatos praticamente não sentem o gosto da comida. Se você quiser um bicho de estimação com paladar apurado, compre um porquinho-da-índia, que tem duas vezes mais papilas gustativas que os humanos. Ou arranje um bagre, o campeão mundial de paladar, com três vezes mais papilas que você.
Algumas fontes: Revista Superinteressante, Livro (Guia dos Curiosos) e alguns sites na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário