terça-feira, 11 de junho de 2013

Timidez

Integrantes: Ana Paula, Bruna Lemos, Isabella Theodoro, Nathalia Gomes

Perguntas e respostas: O que é Timidez? Pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal em que a pessoa não expõe seus pensamentos, sentimentos e não interage ativamente.
Quais suas características? O tímido se sente extremamente ansioso em qualquer situação onde imagina que será percebido e avaliado então fica com uma baixa auto-estima, preocupação excessiva com as opiniões e julgamentos alheios, sentimentos de tristeza e solidão, reduzida expressão corporal, insegurança e pensamentos negativos sobre si mesmo e as situações.
Quais os tipos de timidez? Timidez situacional, em que a inibição se manifesta em ocasiões específicas e a timidez crônica, onde a inibição se manifesta em todas as formas de convívio social.
Como é a evolução da timidez? A timidez na infância deve ser vista como um traço do temperamento, que acontece normalmente por influencia dos pais. E a timidez é mais comum na adolescência, independe de o adolescente ter sido tímido na infância. O quadro na adolescência, principalmente nos primeiros anos, pode se mostrar sério. Este estado de insegurança se alterna, por vezes, com um estado de euforia, quando o jovem faz alguma coisa para mudar a parte do corpo que lhe causa desconforto.
Quais suas consequências? A pessoa tem dificuldade em fazer amigos, para iniciar um relacionamento amoroso, em apresentações de trabalhos e para expressar opinião.
Como diminuir a timidez? Algumas dicas que podem ser de ajuda para diminuir a timidez são: tentar sorrir, pois dificilmente alguém não vai corresponder, e isso se tornará um hábito; puxe assunto, sempre que surgir uma oportunidade, aproveite e comece a conversar sobre o assunto, pergunte, olhe para as pessoas, pois abaixar a cabeça só passa a idéia de que você é uma pessoa tímida e insegura; espere sempre o melhor, pensamentos negativos só fazem com que coisas ruins se tornem realidade;  tenha auto-estima, ter vergonha é normal,  então, não se sinta um peixe fora d'água e mantenha sempre a confiança em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário