terça-feira, 11 de junho de 2013

Inconsciente

Integrantes: Nayara Gabriela Silvério Souza, Rita de Cássia Silva, Thalía Rissa Silva

Perguntas e respostas:
Há possibilidade de negar a consciência?
Sim, a consciência é algo que pode ser negado, por exemplo, a hipnose, quando alguém é hipnotizado, não é a hipnose como vemos em filmes ou desenhos, seu consciente, praticamente não tem ação. A maior parte das nossas ações é inconsciente, quando desligamos o despertador não pensamos em levar a mão até  ele e desliga-lo, apenas fazemos isso.
Como a psicologia vê o inconsciente?
A psicologia diz que maior parte das nossas ações são comandadas pelo inconsciente. Titchener, foi resistente à ideia de inconsciente, e declarou que  é  teoricamente perigoso para a psicologia, já que não é algo sob nosso controle.
O que é o inconsciente?
O inconsciente seria algo que não temos controle, porém é ele que controla a maioria das nossas ações. Quando seguimos uma rotina, por exemplo, não ficamos pensando qual a ordem das coisas que devemos fazer.
Freud usava a hipnose e o sonho como principais exemplos para explicar o inconsciente. Nós não escolhemos o que sonhar, os sonhos acontecem como uma manifestação do que desejamos, eles são arranjados na nossa mente, criando um sentido, um significado para nós.
Quando estamos acordados o cortex pré-frontal  é a parte do cérebro que mais trabalha, já quando estamos dormindo, podemos dizer que essa parte literalmente se apaga, e o restante do cérebro trabalha mais acelerado que o normal, sem comando nenhum.

Revista Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário