sexta-feira, 31 de maio de 2013

CURIOSIDADES DA CULTURA CONTEMPORÂNEA JAPONESA, CHINESA E COREANA

Integrantes: Liara, Lorena, Yasmin

Perguntas e respostas:
Como é a cultura pop dos coreanos?

K-pop é um gênero musical consistindo de dança, música eletrônica, electropop, hip hop, rock e R&B, originários da Coreia do Sul.Além da música, K-pop cresceu em uma subcultura popular entre os adolescentes e adultos jovens em todo o mundo. Embora em um âmbito maior K-pop pode incluir outros gêneros de "música popular" dentro da Coreia do Sul, fora do país, o termo é mais comumente usado para canções cantadas por coreanos ídolos teen, que abrange principalmente a dança, eletrônica, rap, hip-hop, e gêneros de R&B. A partir de 1992, a dança e a música rap tornou-se popular devido à Seo Taiji & Boys, que é visto como o início de modernos K-pop.


História do cinema na China

As primeiras películas que a ganhar grande notoriedade foram feitas na década de 30, com o aparecimento das idéias comunistas. Com a ocupação de Xangai pelos japoneses durante a II Guerra Mundial, esta produção é interrompida, só retornando a partir de 1946. Com a tomada de poder em 1949 por Mao-Tsé Tung, o governo passa a ver o cinema como uma maneira eficaz de se fazer propaganda. De 1949 até 1966 houve um grande aumento na produção cinematográfica. Com a Revolução Cultural Chinesa de 1966 e a paralisação do progresso material e tecnológico do país por ela provocada, aliada a uma rígida censura, fez com que o cinema chinês se tornasse inexpressivo até a década de 80, com a reabertura da Academia de Cinema de Pequim. Na década de 2000, surge uma nova geração de cineastas chineses que além de manter a qualidade da geração anterior, experimenta novas formas estéticas que acabam por colocar o cinema chinês como um marco vanguardista desta década.

Culinária japonesa

O que pouca gente sabe é que a comida japonesa que conhecemos é bastante moderna em relação à história milenar do Japão. Até o século 10, praticamente tudo o que se comia no país, como o arroz e o macarrão, era preparado de acordo com os costumes dos vizinhos, principalmente chineses – a grande potência da época – e coreanos. Foi nos séculos seguintes que as influências estrangeiras passaram a ser transformadas e adaptadas às condições e preferências locais. Nascia, finalmente, a autêntica gastronomia japonesa. Embora o peixe cru seja apontado com freqüência como a mais perfeita tradução da culinária japonesa, ele demorou bastante a ganhar espaço no prato. A base de tudo foi o arroz. Desde o século 3 a.C., o Japão cultiva regularmente esse grão em campos alagados. Foi em função dele que a sociedade rural japonesa se formou e que a economia do país se estruturou – no fim do século 19, os impostos nipônicos ainda eram pagos em arroz. Até hoje esse alimento, que deu origem a tantos rituais e cerimônias, simboliza a bonança e a fartura.

Algumas fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário