sexta-feira, 31 de maio de 2013

Consciente, Subconsciente e Inconsciente

Integrantes: Alexandre Araújo Barreto Filho; Daruick Fagundes da Silva Cunha; Gabriel Resende Miranda; Letícia Finholdt Borges; Pedro Henrique Chagas Alves; Thales Divino Vilela da Silva Lemes.

Perguntas e respostas:

·      Como a neurobiologia explica o subconsciente e de que forma ele trabalha?

Através de estudos sobre as diversas áreas e funcionalidades do cérebro, conclui-se que, conscientemente, não possuímos acesso à todos os processos ocorridos nesse órgão, chamando-os assim de “subconsciente” (ou, psicologicamente falando, “inconsciente”). Influencia, também, nossas decisões e métodos cognitivos.

·      O que são sonhos e como se caracterizam?

Definido, em neurociência, como uma espécie de experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono.
Caracterizam-se por apresentar expressões emocionais do indivíduo, internas ou externos ao seu consciente, bem como seus desejos ou incômodos cotidianos.

·      Déjà vu: de que forma a neurociência explica este fenômeno?

O cérebro possui vários tipos de memória, como a memória imediata, responsável, por exemplo, pela capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito, e logo em seguida esquecê-los; a memória de curto prazo, que é aquela que dura algumas horas ou dias, mas que pode ser consolidada; e a memória de longo prazo, que dura meses ou até anos, exemplificada pelo aprendizado de uma língua.
O déjà vu acontece quando se há uma falha no cérebro; os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, sem passar pela memória imediata. Isso nos dá a sensação que o fato já ocorreu.

·      Possessões e espiritualismo: como o funcionamento do subconsciente pode explica-los?

A possessão demoníaca não é um diagnóstico psiquiátrico ou médico válido e reconhecido. Aqueles que professam a crença em possessões demoníacas por vezes descrevem sintomas que são comuns a várias doenças mentais, como histeria, mania, psicose, síndrome de Tourette, epilepsia, esquizofrenia ou transtorno dissociativo de identidade. Em casos de transtorno dissociativo de identidade em que a personalidade é questionada quanto à sua identidade, 29% são relatados como possessões de demônios. Além disso, há uma forma de monomania denominada "demoniomania" ou "demonopatia" em que o paciente acredita que está possuído por um ou mais demônios.

·      O que é o estado de “coma”?

Estado no qual uma pessoa ou animal perde completa ou parcialmente a consciência, devido à baixa atividade elétrica encefálica.
É causado pela perturbação grave do funcionamento cerebral devido a traumas crânio-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais, tumores, distúrbios metabólicos, envenenamentos ou asfixia.

·      No que consiste os processos de alienação?
Capaz de ameaçar o trabalho e a consciência humana desde seus primórdios, a alienação afeta principalmente o homem do mundo moderno, em que as relações sociais se tornam cada vez mais determinadas por seu aspecto mercantil ou econômico-financeiro. Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva -- a realidade alienante -- e a uma dimensão subjetiva -- o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio.


Algumas fontes: entrevistas, sites, livros, artigos, blogs, revistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário